Da consciencialização à informação passando pelo financiamento de projetos, a União Europeia faz do combate ao cancro uma luta. Doença mata milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo.
Corpo do artigo
Um em cada cinco homens e uma em cada cinco mulheres em todo o mundo desenvolvem cancro em algum momento da vida. Os números são da Organização Mundial de Saúde cujas estimativas apontavam, em 2018, para mais de 9 milhões de mortes em todo mundo relacionadas com a doença.
Na luta contra o cancro, a União Europeia promove não só a consciencialização e a informação sobre o cancro, mas também financia a pesquisa científica relacionada com o tema.
Nesse sentido, a Comissão Europeia aplicou 1,5 mil milhões de euros em financiamento de projetos científicos através do 7.º programa-quadro para investigação e desenvolvimento tecnológico e que abrangeu o período entre os anos 2007 e 2013. Neste momento, há muitos outros projetos a serem financiados através do programa Horizonte 2020, entre eles, o desenvolvimento de novas terapias ou até o desenvolvimento de um robot para fazer companhia a crianças hospitalizadas com cancro.
TSF\audio\2019\01\noticias\28\28_janeiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_16
Mesmo ao nível dos atos legislativos, a Europa procura fazer frente a esta doença. Por exemplo, no caso do cancro da mama, resoluções de 2003 e 2006 do Parlamento Europeu, bem como uma declaração escrita de 2015, abordaram a necessidade de implementar nos Estados-membros rastreios mamográficos. Logo em 2003, a resolução exortava os Estados-membros e a Comissão "a fazerem da luta contra o cancro da mama uma prioridade em matéria de política de saúde".
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.