O comportamento dos consumidores está a mudar estruturalmente, em especial nas gerações Y e Z que serão, nas próximas décadas, os consumidores com maior poder de compra. O que está em causa? Os comportamentos sustentáveis das empresas.
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Independentemente do setor de atividade, da sua dimensão ou da área geográfica onde atua, não adotar práticas sustentáveis traz efetivos riscos económicos, financeiros, físicos e sociais, indissociáveis de qualquer análise de competitividade.
Um dos maiores riscos económicos está relacionado com os consumidores que têm demonstrado uma preferência crescente por empresas que alinham a sua estratégia com os princípios ESG, ao ponto de 76% considerar descontinuar a sua relação com empresas que não sejam sustentáveis.
O comportamento dos consumidores está a mudar estruturalmente, em especial nas gerações Y e Z que serão, nas próximas décadas, os consumidores com maior poder de compra.
O acesso a financiamento vai ser também uma forte limitação para empresas que não estejam alinhadas com princípios sustentáveis. Os bancos e outras entidades financeiras estão já obrigados a reportar informação não financeira, das suas atividades e dos seus clientes, e prevê-se que o financiamento a atividades não sustentáveis seja cada vez mais limitado.
É o caso também dos quadros comunitários em vigor (PRR e Portugal 2030), que são já muito limitadores para financiamento de projetos e empresas que não promovem processos de inovação sustentáveis.
Relativamente aos riscos físicos, são principalmente aqueles associados às alterações climáticas. Portugal é um dos territórios mais ameaçados da Europa pelas consequências da subida global da temperatura, nomeadamente devido à subida do nível médio do mar, pelo agravamento das secas e pela maior probabilidade de outros fenómenos meteorológicos extremos.
Finalmente, mas não menos importante, há que considerar a componente social da sustentabilidade.
Numa altura em que um dos principais desafios, transversal a toda a economia, é a atração e retenção de talento, ter uma organização alinhada com os princípios da sustentabilidade é fundamental para criar um clima atrativo, especialmente para as gerações Y e Z, que representam já mais de um terço da força de trabalho mundial.