A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia tem portas abertas com várias diversões gratuitas até dia 1 de janeiro.
Corpo do artigo
A Praça de Natal Jogos Santa casa em Gaia já é um projeto solidificado. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, destaca o cariz social da iniciativa que começou em 2017. "Passámos a ter uma zona bonita de centro físico, de equipamentos diversificados, gratuita, para muita gente que, de outra forma, não conseguiria ter acesso a estes momentos que fazem parte do nosso imaginário."
No centro da cidade, a Praça está a originar novos hábitos entre os gaienses. Eduardo Vítor Rodrigues, não esconde que esse é também um dos objetivos do projeto: criar novos polos de interesse.
"Havia muita centralidade do turismo na zona baixa - na zona histórica, nas caves do vinho do Porto, na beira-rio -, mas esta zona tem todo o potencial para eventos de verão e para eventos de inverno", aponta o autarca.
TSF\audio\2019\12\noticias\07\pracanatal7
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é parceira da autarquia na Praça de Natal. O provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, identifica os pontos de ligação que justificam esta parceria. "O entendimento que se faz deste espaço tem tudo a ver connosco. Sentimo-nos completamente em casa. A dinamização deste espírito de comunidade, esta ideia de devolver às pessoas o espaço público, da partilha, este momento de solidariedade - tudo isto são valores que nós comungamos."
Guilherme Pinheiro, administrador do Global Media Group, também destaca os pontos comuns entre parceiros. "São valores de proximidade, de relação com todas as regiões em Portugal. Trazer este tipo de iniciativas dá a estas regiões uma visibilidade importante, para que as pessoas também possam vir cá."