O Prémio Lux distingue filmes que estimulem o debate público sobre o processo de construção da União Europeia e ajudem a desenvolver uma identidade europeia mais forte.
Corpo do artigo
Todos os anos o Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Lux a filmes que ajudem a esclarecer os valores europeus, a diversidade cultural e o processo da construção da União.
É um prémio cinematográfico atribuído desde 2007 a obras de ficção, animação ou documentários criativos, com uma duração mínima de sessenta minutos.
Para poderem entrar nesta corrida aos óscares do Parlamento Europeu, os filmes devem ter estreia prevista para uma data entre 1 de junho do ano corrente e 31 de maio do ano seguinte e devem ser resultado de produções ou coproduções elegíveis ao programa Media, parte do projeto Europa Criativa.
TSF\audio\2019\02\noticias\20\20_fevereiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_33
O objetivo do Parlamento Europeu é estimular o debate público sobre o processo de construção da União Europeia e desenvolver uma identidade europeia mais forte.
Todos os anos são escolhidos dez filmes para a seleção oficial do Prémio Lux por um painel composto por representantes da indústria cinematográfica europeia.
Produtores, distribuidores, realizadores, programadores de festivais e críticos de cinema ficam responsáveis por escolher três filmes finalistas que vão ser traduzidos nas 24 línguas oficiais da União Europeia.
O vencedor final é conhecido todos os anos em dezembro durante a sessão plenária em Estrasburgo, num anúncio feito pelo presidente do Parlamento Europeu.
"Women at War" do islandês Benedikt Erlingsson foi o filme vencedor do ano passado.
Manoel de Oliveira foi um dos três finalistas da primeira edição do Prémio Lux com o filme "Belle Toujours".
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.