Pacto da CCDR do Centro "continua a ser pertinente e fará todo o sentido darmos continuidade"
Isabel Damasceno sublinha que "as políticas públicas são importantes para induzir comportamentos".
Corpo do artigo
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a ajudar 84 instituições a dinamizar iniciativas que promovam práticas circulares, através do Pacto para a Valorização da Economia Circular. Para a presidente, Isabel Damasceno, este projeto tem um papel pedagógico essencial porque "as políticas públicas são importantes para induzir comportamentos".
O pacto prevê que sejam feitas mais de 200 iniciativas até junho de 2021, que vão ter efeitos práticos no dia a dia de entidades de vários tipos, como municípios, associações culturais e empresariais, empresas públicas e privadas, entidades na área da saúde e dez instituições de ensino superior. Isabel Damasceno destaca que a iniciativa vai levar a que as pessoas percebam "que podem ter grandes vantagens competitivas se aderirem a este tipo de processos".
Questionada sobre a possibilidade de haver um novo pacto para o próximo ano, Isabel Damasceno não hesita na resposta: "não tenho grandes dúvidas de responder que sim, porque a reação foi tão positiva". Para a presidente da CCDR do Centro, o pacto "continua a ser pertinente e fará todo o sentido darmos continuidade".
TSF\audio\2020\10\noticias\19\19_outubro_2020_centro_circular_diana_craveiro