Porque é importante uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa?
Apesar de não ser um tema novo, há ainda muitas empresas que olham de forma limitada para estes temas da sustentabilidade e responsabilidade social. E os benefícios em implementar uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa são muitos.
Corpo do artigo
Hoje em dia, exige-se às empresas muito mais do que a geração de riqueza e empregos. Mais do que nunca, consumidores, colaboradores, stakeholders e comunidades esperam das organizações um compromisso com a sociedade, uma gestão ética e transparente, que promova o respeito pelos direitos humanos, pelo ambiente e pela sustentabilidade.
A promoção de um quadro europeu para a responsabilidade das empresas começou a ser desenhada com a elaboração do chamado "Livro Verde" há já 20 anos.
Apesar de não ser um tema novo, há ainda muitas empresas que olham de forma limitada para estes temas da sustentabilidade e responsabilidade social. Muitas vezes, porque o foco mantém-se apenas na vertente económica dos negócios, mas também porque têm dificuldade em percecionar os benefícios de uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa.
São exemplos de benefícios a construção de um ambiente de cooperatividade nos negócios; o aumento da vantagem competitiva da empresa, face às exigências do consumidor; o retorno dos investimentos em forma de parcerias e benefícios sociais; o aumento da motivação e envolvimento dos colaboradores; uma maior capacidade de recrutamento e retenção de talentos; o estímulo à movimentação da economia local; e a melhoria da imagem e reputação.
A responsabilidade social corporativa vai muito para além do cumprimento de regras e normas, contribuindo para sustentabilidade do negócio no futuro e possibilitando melhores resultados a longo prazo. E não esqueçamos que esta agenda não é reservada às grandes organizações e multinacionais: qualquer empresa, pública ou privada, independentemente do setor ou dimensão, pode desenvolver uma estratégia e implementar um plano de Responsabilidade Social Corporativa.