A adesão à faturação eletrónica garante uma maior agilidade e fiabilidade no processo de faturação. Permite reduzir prazos de pagamento, custos de operação e custos de transação. Possibilita ainda eliminar processos manuais, melhorar a gestão documental e contribuir, igualmente, para uma gestão sustentável dos recursos.
Corpo do artigo
As tecnologias de informação desempenham atualmente um papel estratégico nas organizações, representando uma componente crítica e decisiva nos seus processos de negócio e sustentabilidade. A transição digital assume-se assim como um dos grandes desafios para as organizações, podendo a faturação eletrónica ser, para muitas empresas, um dos primeiros passos.
Sendo um documento cujo ciclo de vida é totalmente digital pode, por um lado, partir de uma desmaterialização total da fatura (Interface EDI), ou ser gerada para um formato eletrónico, normalmente em formato PDF, e enviada por email, ou colocada em repositório digital.
Nestes casos, as empresas devem adaptar os seus sistemas informáticos de faturação e celebrar protocolos com entidades devidamente acreditadas, para confirmar a autenticidade dos documentos.
Serão para isso necessários certificados e pacotes de assinaturas, quer seja no caso de entrega para formato eletrónico, quer seja no caso da desmaterialização total via EDI.
A adesão à faturação eletrónica garante uma maior agilidade e fiabilidade no processo de faturação. Permite reduzir prazos de pagamento, custos de operação e custos de transação. Possibilita ainda eliminar processos manuais, melhorar a gestão documental e contribuir, igualmente, para uma gestão sustentável dos recursos.
Ao optar pela utilização da faturação eletrónica certificada, a sua empresa estará a garantir o cumprimento das obrigações legais que entram em vigor a 1 de janeiro de 2023 e a contribuir, simultaneamente, para um mundo mais sustentável.
A transição digital, mais que um desafio, é também a oportunidade da sua empresa transmitir uma imagem de modernidade para o mercado e agilizar as relações com os seus clientes.