É fundamental que desenhe, antecipadamente, a sua estratégia, um planeamento eficaz e confirme se possui uma capacidade de investimento robusta que lhe permita ser mais competitivo nos mercados internacionais.
Corpo do artigo
O Portugal 2030 trará consigo novas oportunidades de candidaturas para as empresas que desejem implementar processos de internacionalização nos seus modelos de negócios
Este não é um processo fácil nem barato, pois ganhar a confiança dos mercados-alvo exige tempo e investimento. Os incentivos financeiros são uma ajuda importante, mas devem servir, sobretudo, como um meio para concretizar o seu projeto de investimento, alinhado com a estratégia da empresa.
Assim, é fundamental que desenhe, antecipadamente, a sua estratégia, um planeamento eficaz e confirme se possui uma capacidade de investimento robusta que lhe permita ser mais competitivo nos mercados internacionais.
Lembre-se que deve possuir os recursos, físicos e financeiros para executar o seu projeto. Os apoios são meramente um incentivo ao investimento e à internacionalização.
Antes de dar os primeiros passos nesta jornada, pergunte-se: "Quais as minhas motivações para começar a exportar ou entrar em novos mercados? O meu serviço ou produto é exportável? Que barreiras existem (internas ou externas) e como as posso ultrapassar? Como escolher os mercados-alvo? Como vou promover os meus produtos ou serviços nos mercados internacionais? Possuo os meios físicos e financeiros para implementar e suportar um processo de internacionalização, com todos os riscos inerentes?"
O processo de candidatura a este Sistema de Incentivos é mais complexo do que à partida possa parecer, obrigando ao conhecimento do enquadramento legal do mesmo, bem como ao domínio de diversos conhecimentos e ferramentas que ajudam a poupar tempo e a agilizar as candidaturas.
Ter uma equipa especializada poderá ser extremamente vantajoso para a empresa e terá um impacto direto na aprovação da sua candidatura.