
Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens
Programa "Praia Saudável" tem quatro grandes pilares: segurança, ambiente, inclusão e a sensibilização.
Há 14 anos que existe nas praias nacionais o programa "Praia Saudável", da Fundação Vodafone, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, o Instituto de Socorros a Náufragos, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e ainda o Instituto Nacional de Reabilitação.
Este ano, com o nome "Verão Campeão", os mais novos estão a ser envolvidos em atividades lúdico-didáticas, em 30 praias país, para que fiquem sensibilizados para os comportamentos que devem ter nas praias e garantir assim a sua segurança.
Ana Veríssimo, da Fundação Vodafone, refere que o programa "Praia Saudável" assenta em quatro pilares: segurança, ambiente, inclusão e a sensibilização.
TSF\audio\2019\08\noticias\07\09_agosto_2019_a_minha_praia_na_tsf_fundacao_vodafone_e_bandeira_azul_sintra_
Praias Costeiras e Praias fluviais, tal como a Bandeira Azul da Europa
Uma praia com bandeira azul é, à partida, uma praia limpa e com muito boa qualidade da água. Mas o lixo está cada vez mais presente e até mesmo nas praias com bandeira azul e isso não tem a ver com a natureza da praia, mas com a natureza do comportamento, do mau comportamento. E neste aspeto podemos dizer que os portugueses são peritos em fazer lixo...
Catarina Gonçalves, coordenadora nacional da Associação Bandeira Azul da Europa, fala connosco à beira-mar sobre os impactos que isto representa na fauna e na flora marinha, mas também dos bons resultados obtidos pelos municípios portugueses. Este ano há mais 20 bandeiras azuis entre praias costeiras e fluviais.
352 praias com bandeira azul, entre elas 32 fluviais.
Este ano hasteamos a bandeira azul a partir do final da época podemos, porque não, ir às compras com um saco que já foi uma bandeira.
O lema deste ano do programa da Bandeira Azul é "do rio ao mar sem lixo". Há trabalho a fazer na praia, mas há muito trabalho a fazer a montante, da nascente até à foz.