Segurança da informação, proteção de dados e meios de pagamentos digitais são dos maiores desafios que o comércio eletrónico tem pela frente no futuro.
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Com a aceleração digital a que assistimos na sequência da pandemia, também o comércio online teve um crescimento acentuado, o que expôs algumas fragilidades e preocupações.
A segurança da informação e a proteção de dados pessoais, a par dos meios de pagamento digitais, são dos maiores desafios do e-commerce. Uma loja online gere vários tipos de informações sensíveis dos clientes (nome, morada, historial de compras, palavra-passe, dados bancários, dados do cartão de crédito). É por isso imperativo que as empresas garantam a segurança dos websites e aplicações, protegendo os dados dos seus clientes e garantindo o máximo de transparência sobre a gestão dos seus dados pessoais.
As entregas são também um ponto crítico na decisão de comprar online ou na repetição da compra. Os consumidores estão hoje cada vez mais exigentes nos processos logísticos de entrega da sua encomenda. É importante que o cliente consiga saber em tempo real qual o estado e localização da sua encomenda, assim como deve ser assegurada a rápida entrega do produto.
O consumidor nacional apresenta ainda uma elevada iliteracia digital e financeira, o que representa também um obstáculo ao desenvolvimento do e-commerce e ao aumento da utilização da internet.
Por outro lado, a falta de escala e a necessidade de alocar recursos a outras atividades das empresas limitam a sua capacidade de investimento em inovação no e-commerce. Com o mobile a crescer e novas tecnologias a surgir, é importante que as empresas acompanhem a evolução tecnológica e a adaptem à sua realidade.
Finalmente, mas não menos importante, o ambiente fiscal e legal, que está em constante mudança e adaptação, exigindo um acompanhamento profissional especializado contínuo.