A saída do Reino Unido da União Europeia está na ordem do dia mas, em sentido inverso, há cinco países candidatos a entrar no grupo. A Croácia foi a última a juntar-se, corria o ano de 2013.
Corpo do artigo
Nos últimos tempos, o artigo 50.º do Tratado da União Europeia, que prevê a saída de um Estado-membro da União, tem sido bastante falado e tem enchido páginas de jornais a propósito do Brexit. No entanto, há quem tenha preferência pelo artigo 49.º que prevê que países europeus possam requerer juntar-se ao grupo. Atualmente, são considerados candidatos a Albânia, Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia. Já o Kosovo e a Bósnia Herzegovina são identificados por Bruxelas como "potenciais candidatos".
TSF\audio\2019\01\noticias\15\15_janeiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_filipe_santa_barbara_7
Está previsto no artigo 49.º do Tratado da União Europeia que qualquer país europeu possa requerer pertencer ao grupo, mas há três condições chave: cumprir todas as normas e regras da União, ter o consentimento das instituições da UE e dos Estados-membros, além do consentimento dos cidadãos que é formalizado através da aprovação por referendo ou no parlamento nacional.
Desde logo, os países que queiram juntar-se têm de se rever na afirmação patente no artigo 2.º do Tratado da União Europeia: "A União funda-se nos valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos do Homem, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias. Estes valores são comuns aos Estados-Membros, numa sociedade caracterizada pelo pluralismo, a não-discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade entre homens e mulheres".
Depois da fundação, o bloco europeu já assistiu a sete alargamentos. No último, foi a vez de a Croácia juntar-se ao grupo. Depois de cumprir todos os critérios tornou-se Estado-membro em 2013, ou seja, 10 anos depois de ter feito a candidatura. No caso deste país, as negociações decorreram entre 2005 e 2011.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.