A solidariedade é um dos valores fundamentais do râguebi. Assim foi também nesta 11ª edição do Portugal Rugby Youth Festival.
Corpo do artigo
Nesta 11ª edição deste que é o maior festival de râguebi juvenil do mundo, o Portugal Rugby Youth Festival, o espírito do râguebi chegou a Moçambique, através presença da APOIAR - Associação Portuguesa de Apoio a África, que recolheu apoios entre as equipas em competição no torneio, que assim se associaram ao projeto APOIAR Campeões.
O projeto APOIAR Campeões é fruto da união entre a APOIAR e a Federação Moçambicana de Rugby. Trata-se de um projeto de nutrição desportiva que existe para melhorar a alimentação e saúde de crianças e jovens que frequentam treinos e torneios de râguebi, mas a quem falta a energia de uma refeição. O objetivo para 2019 é distribuir, em torneios de râguebi na capital moçambicana, Maputo, 12 000 lanches a jogadores distribuídos entre os escalões SUB 8 e Seniores, para que haja motivação e capacidade física para jogar e para que sejam capazes de interiorizar tantas aprendizagens desta prática desportiva ao nível do desenvolvimento social e emocional.
Mas este não foi o único projeto solidário apoiado neste evento. Também o programa Oh Gui marcou presença. Pelo segundo ano consecutivo, estes atletas da CERCICA, CRID, CERCITOP e Associação QE, em associação com o Cascais Rugby, presentearam a inúmera assistência presente no campo principal do Portugal Rugby Youth Festival com uma demonstração da sua habilidade para o desporto e para esta modalidade em particular. Como é habitual, no final do jogo um dos atletas dos Oh Gui fez o haka. Foi então que os jovens da equipa australiana Iron Armour Academy saltaram da bancada e responderam com o seu próprio haka. Mais um momento inesquecível no Portugal Rugby Youth Festival, a provar que a solidariedade é um dos valores fundamentais do râguebi, sempre presente no coração de todos os praticantes da modalidade.
O programa Oh Gui nasceu em 2012, resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, o Cascais Rugby, a CERCICA e o CRID, a que se juntaram depois a CERCITOP e a Associação QE. O objetivo é proporcionar aos atletas destas instituições a prática regular do râguebi, promovendo não só a saúde física e saúde mental, mas também valores como a lealdade, trabalho de equipa, camaradagem, auto estima, concentração e disciplina, dotando estes atletas de capacidades essenciais para outros contextos das suas vidas.