Recuperação de empresas. Conhece os processos a que pode recorrer?
São vários os processos de recuperação a que as empresas poderão recorrer, sobretudo depois da situação de crise provocada pela Covid-19. Sabe qual o que melhor se adequa ao seu negócio?
Corpo do artigo
Decorrente da presente situação pandémica, que causou enormes desafios e dificuldades a muitos setores de atividade, é expectável que possa haver necessidade estratégica de algumas empresas entrarem em processos de recuperação onde, inclusive, o modelo de negócio pode ter necessidade de ajustes.
Assim, e no que diz respeito aos processos formais de recuperação de empresas, as empresas poderão recorrer, de acordo com as suas respetivas situações, ao PEVE - Processo extraordinário de viabilização de empresas, ao PER - Processo especial de revitalização, ou ao RERE - Regime extrajudicial de recuperação de empresas.
Embora com o mesmo objetivo, será necessário que cada empresa verifique, com apoio a especialistas, qual o melhor enquadramento, pois o mesmo difere de acordo com cada situação, como exemplo, a tipologia dos principais credores, estrutura de gastos, níveis de deterioração dos capitais próprios, entre outros.
Contudo, e mediante diagnóstico preventivo, será de todo relevante referir que as empresas poderão e deverão tomar medidas de forma atempada, onde o desenvolvimento de processos de recuperação pré processos judiciais, serão de elevada importância para o desenvolvimento das estratégias de recuperação.
Consoante a situação de cada empresa, o recurso aos processos de recuperação pode ser efetivamente a estratégia mais adequada, por forma a garantir uma estabilidade temporal necessária ao desenvolvimento de estratégias de futura sustentabilidade e rentabilidade.
Por isso, as empresas terão de ter plena consciência que qualquer processo de recuperação terá que ter uma base inequívoca em termos de viabilidade económica e financeira, pois caso assim não seja, quer o futuro da empresa estará posto em causa, bem como o desenvolvimento dos processos negociais com os credores.
O desenvolvimento de processos de acompanhamento e monitorização sistemática são cruciais ao sucesso de recuperação e revitalização do negócio, pois, ao longo destes processos, outras variáveis poderão surgir, onde, a necessidade de ajustes às estratégias poderão ser fatores críticos de sucesso.