Reino Unido como oportunidade de internacionalização mesmo depois do Brexit
O Reino Unido oferece elevado investimento e um ambiente robusto e favorável às empresas para negociar ou investir de forma fiável, mesmo depois da saída da União Europeia
Corpo do artigo
Mesmo após o Brexit, o Reino Unido continua a ser uma das economias com maiores oportunidades para as empresas portuguesas pois, a par da tradição de relações bilaterais, de acordo com a agência nacional de estatística britânica, a economia do Reino Unido regressou ao nível pré-pandemia no último trimestre de 2021 e a expectativa é de que o PIB volte a crescer neste mês de fevereiro.
Atualmente há alguns setores que se destacam quando falamos do mercado do Reino Unido: em primeiro lugar, a indústria alimentar e de bebidas.
Os Estados-membros da UE fornecem cerca de metade dos alimentos e bebidas importadas pelo Reino Unido, o que ascendeu a 48 mil milhões de libras britânicas, em 2019. Além disso, existe uma forte procura de novos produtos, com cerca de 8.500 novos produtos a entrar nos supermercados todos os anos.
Por outro lado, as Tecnologias de Informação e Comunicação. Londres foi considerada um dos melhores ecossistemas tecnológicos do mundo e o Reino Unido é o 5.º local mais inovador do mundo, com enorme apetência para incorporação de soluções externas.
De destacar também os setores do Design, Decoração e Têxteis Lar. Sendo o Reino Unido o terceiro maior importador do setor, absorve cerca de 15% das importações da União Europeia.
Num mercado cada vez mais global, é fundamental conhecer e definir bem os passos para uma internacionalização. Só assim poderá maximizar o seu potencial de êxito.
O Reino Unido oferece elevado investimento e um ambiente robusto e favorável às empresas para negociar ou investir de forma fiável. Nesse sentido, é imperativo abordar o mercado de forma estruturada e profissional, para criar novas oportunidades de negócio e de crescimento.