Rui Moreira recebeu Pedro Marques e Pizarro num encontro com "significado político"
Depois da polémica entre o autarca e o PS nas últimas eleições autárquicas, Rui Moreira recebeu o PS e garantiu que vai mudar dia das reuniões de Câmara se o vereador Manuel Pizarro for eleito para o Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
No arranque do quarto dia da campanha eleitoral, a reunião entre Rui Moreira e a candidatura socialista, que decorreu na Câmara Municipal do Porto, durou apenas 15 minutos, mas serviu para que ambas as partes assinalassem o "significado político" do encontro em plena campanha.
Na 'invicta', o autarca encontrou-se com Pedro Marques, cabeça de lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu, Renato Sampaio, líder do PS/Porto, e Manuel Pizarro, vereador, candidato a eurodeputado e adversário de Rui Moreira nas últimas eleições autárquicas - as mesmas em que o autarca portuense bateu com a porta e prescindiu do apoio dos socialistas.
Agora, depois da polémica de há dois anos e a caminho das eleições europeias, Rui Moreira não está nem sequer perto de dar apoio ao PS durante a campanha - até porque a irmã, Maria João Moreira, é candidata a eurodeputada pelo partido Aliança -, mas garante que também não vai criar obstáculos aos socialistas. Em particular, no caso da eleição de Manuel Pizarro - que é o nono da lista do PS e que não tem a eleição garantida.
"Assegurei ao dr. Manuel Pizzaro que, caso ele venha a ser eleito para o Parlamento Europeu, as reuniões de Câmara passarão a ser à segunda-feira, para que ele, como meu adversário e líder da oposição, possa continuar a exercer e continuar aqui, porque falta-nos uma posição consciente e construtiva", disse, em tom elogioso, Rui Moreira, no final do breve encontro.
Apesar dos elogios, o autarca acabou por retirar-se pouco depois, no momento em que Pedro Marques, cabeça de lista do PS, garantiu que, depois do episódio das eleições autárquicas, as relações entre Rui Moreira e os socialistas estão de boa saúde.
"Pareceu-me absolutamente evidente, do ponto de vista das palavras de Rui Moreira, as excelentes relações institucionais que se desenvolvem no contexto da Câmara Municipal do Porto, mesmo estando o PS na oposição", disse o afirmou o antigo ministro, que sublinhou: "Mas, o que me importa é a excelente relação que se firma entre a candidatura do PS ao Parlamento Europeu e o presidente da Câmara do Porto".
Antes, já Rui Moreira tinha salientado a relação política "muito intensa", mas de "amizade" que mantém com o socialista Manuel Pizarro, assinalando que o encontro tem uma mensagem política. "Tem um significado político, que é o respeito pelo município, não é, com certeza, pelo presidente da Câmara".
Durante a reunião, o cabeça de lista do PS e o autarca abordaram temas como a habitação ou a mobilidade, com Pedro Marques a revelar que ambos partilharam "pontos de vista muito críticos do ponto de vista da política europeia para as cidades", em particular sobre "o futuro da habitação e a mobilidade urbana".