Tantos e complexos temas rodearam o webinar que a TSF em parceria com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) promoveu na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 maio). Especialistas debateram estes temas em direto e ajudaram a contextualizar a Covid 19 na Saúde Digestiva dos portugueses.
Corpo do artigo
A mudança de paradigma nos cuidados de saúde, a prevenção e a telemedicina, o sedentarismo do confinamento e como recuperar o tempo perdido foram alguns dos temas alguns temas que antecederam as dúvidas e as perguntas da audiência.
TSF\audio\2020\05\noticias\29\29_maio_2020_saude_digestiva_2020_desafios_em_tempo_de_pandemia
Pela Saúde Digestiva dos portugueses
Estas iniciativas marcam o arranque do Mês da Saúde Digestiva lançado pela SPG com dois grandes objetivos: chamar a atenção para a prática da gastrenterologia em Portugal e debater a retoma da atividade, em consulta, internamento e ao nível dos exames endoscópicos.
A campanha prolonga-se por junho e tem por princípio abordar a importância ao nível da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento as doenças do aparelho digestivo para promover conhecimento e contribuir para a melhoria do estado da Saúde Digestiva e global dos portugueses.
O aparelho digestivo é composto por alguns dos órgãos mais importantes do corpo humano: mede cerca de 10 metros e vai da boca ao ânus, passando pelo esófago, fígado e vesícula, estômago, pâncreas, e intestinos delgado e grosso.