Setor automóvel: a transição energética e o modelo português de carregamento universal
A TSF juntou para uma mesa redonda o presidente da Mobi.e, Luís Barroso, o presidente da Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica, Carlos Ferraz e o diretor-geral do Standvirtual, Nuno Castelo-Branco.
Corpo do artigo
Nos últimos anos, o setor automóvel tem assistido a uma transformação. As vendas de veículos elétricos dispararam com o aumento dos combustíveis impulsionado pela guerra na Ucrânia.
Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostravam em março deste ano que as vendas de automóveis elétricos aumentaram mais de 140%, uma tendência que se tem verificado nos últimos meses.
TSF\audio\2023\07\noticias\05\05_julho_2023_mesa_redonda_mobi_e
Em Portugal, esta transição no setor automóvel tem dado a conhecer aos novos clientes a rede de carregamento. Por cá, ao contrário de outros países europeus, a rede é universal, sendo gerida pela empresa pública Mobi.E.
Esta rede está disponível em todo o território continental e nas ilhas dos Açores e da Madeira. A TSF juntou, numa mesa redonda, o presidente da rede Mobi.E, Luís Barroso, o presidente da Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica, Carlos Ferraz e Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual, para conhecer os desafios do setor automóvel e as características do modelo de carregamento de veículos elétricos em Portugal.