A transformação digital das empresas é em si um desafio, um compromisso que não deve nem pode ser assumido de ânimo leve, de forma negligente, ou encarado como iniciativa circunscrita à adoção de uma ou outra solução digital desconexa ou desintegrada do todo do negócio.
Corpo do artigo
Face ao contexto de incerteza e mudança em que vivemos, os gestores e as empresas não podem continuar a fazer business as usual. As mentalidades e valores das novas gerações, a crescente sofisticação dos clientes, a acelerada inovação tecnológica, as alterações das cadeias logísticas, a exposição ao cibercrime e a volatilidade do mercado global, exigem uma gestão atenta, flexível, rigorosa, eficiente e com propósito.
Os desafios que as organizações enfrentam implicam não mudança, mas sim transformação. Uma transformação assente no digital, mas que não é apenas tecnológica.
A transformação digital das empresas é em si um desafio, um compromisso que não deve nem pode ser assumido de ânimo leve, de forma negligente, ou encarado como iniciativa circunscrita à adoção de uma ou outra solução digital desconexa ou desintegrada do todo do negócio.
Sem dúvida que criar um catálogo online de produtos, migrar um ERP ou implementar um CRM são projetos indutores da transformação digital, contudo devem ser peças de um puzzle global, de uma visão integrada, que mobiliza a organização na melhoria da experiência dos stakeholders, da eficiência dos processos, da eliminação do desperdício e redução de custos, da inovação dos produtos e serviços e dos próprios modelos de negócio.
Não obstante ser um desafio, a transformação digital é inevitável, e a adoção de práticas digitais, graças à pandemia Covid 19, deixou de ser um "papão", algo que as empresas reconheciam como útil, mas a implementar no futuro.
A pandemia acelerou a consciência digital, desmistificou conceitos e demonstrou estar ao alcance de qualquer organização independentemente da sua dimensão ou setor. Agora é o momento de aproveitar esta dinâmica para transformar digitalmente de forma estruturada, segundo um plano capaz de materializar uma visão digital integrada do negócio.