Um bom plano de negócios como caminho para o sucesso empresarial
O plano de negócios é um documento de planeamento estratégico fundamental para um crescimento sustentável e uma capacidade de adaptação à incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade dos mercados.
Corpo do artigo
Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é antecipar e avaliar previamente as possibilidades de investimento e restruturação dos seus objetivos. Esta análise suporta-se em grande medida pelo plano de negócios.
Este processo é realizado a partir da recolha de toda a informação relevante sobre a empresa, setor, concorrência e tendências de mercado, com o objetivo de perceber o estado de arte da empresa num contexto atual e futuro.
A análise interna olha para dentro da organização e identifica os seus pontos fortes e as suas fraquezas, em articulação com variantes externas relacionadas com as oportunidades e ameaças, e que podem ter impacto no projeto.
Por outro lado, a análise externa avalia os fatores exógenos à organização, como sejam, políticos, económicos, sociais, tecnológicos, legais e ambientais, e que podem representar um obstáculo para o desenvolvimento do seu projeto.
Já a análise de mercado fornece toda a informação necessária sobre os diferentes mercados, expectativas de evolução e possíveis estratégias para aumentar as vendas ou introduzir novos produtos.
Com as análises interna, externa e de mercado temos assim um ponto de partida para a elaboração do Plano de Negócios, um documento de planeamento estratégico fundamental para um crescimento sustentável e uma capacidade de adaptação à incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade dos mercados.