O rugby é um jogo espantoso porque exige a cada jogador um controlo total das suas emoções. E apesar de a agressividade ser celebrada, a violência é condenada.
Corpo do artigo
Do princípio ao fim do jogo, seja em SUB 13, seja em SUB 19, o que conta é a equipa. E por isso, a grande lição do rugby é que, por muito grande que seja o talento individual, este é sempre inferior ao da equipa. Daí que valores como espírito de equipa, camaradagem e fairplay sejam incutidos desde cedo nas camadas mais jovens de jogadores.
No Portugal Rugby Youth Festival (PRYF), que se realiza nos dias 13 e 14 de abril, no Estádio Universitário de Lisboa, estes valores são enaltecidos e difundidos por entre os jovens jogadores, que se defrontam nestes dias de muita emoção e de, principalmente, muita amizade e partilha de conhecimentos.
Esta partilha provém nomeadamente das 55 equipas internacionais que participarão neste evento desportivo. Desde Inglaterra, Irlanda, África do Sul, Nova Zelândia, entre tantas outras, as equipas de escalões masculino e feminino de Sub 13, 15, 17 e 19, defrontar-se-ão em vários jogos.
A Inglaterra é uma das grandes nações do râguebi mundial que desde a primeira edição marcou presença no PRYF. As equipas inglesas estiveram sempre no topo dos vários escalões, e, por várias vezes, levaram para casa o troféu. London Welsh, Convetry College Wasps, Myerscough College, Bath Rugby, Bristol Academy, Yvibridge e Chellaston School são alguns dos grandes emblemas ingleses que jogaram o torneio. Mas este ano estreia-se o Blackheath Rugby.
Para além disto, defendendo o verde irlandês, várias equipas de grande nível marcaram presença nas onze edições do PRYF, nos vários escalões, nas categorias masculina e feminina. Algumas das equipas irlandesas que os adversários não esquecem são os Coolmine RFC, Holywood RFC, Lansdowne FC e Shanahan RFC.