Bruxelas quer promover oportunidades e informação para que mais mulheres europeias possam criar o próprio negócio.
Corpo do artigo
Apesar de as mulheres representarem mais de metade da população europeia apenas 34% trabalham por conta própria.
A União Europeia considera que ainda há falta de acesso à informação, à formação, ao financiamento, e a redes de apoio, para não falar das dificuldades em conciliar vida profissional e vida familiar.
É neste contexto que surge o WEgate , uma plataforma que oferece conselhos práticos sobre o que fazer para criar e manter uma empresa. Funciona como um portal para o empreendedorismo feminino na Europa que junta todas as informações e recursos necessários para criar e expandir uma empresa.
TSF\audio\2019\03\noticias\19\19_marco_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_sara_melo_rocha_52
A plataforma dá dicas de como ter acesso a financiamento, a material para aprendizagem eletrónica, a oportunidades de estabelecer contactos e a informações sobre organizações locais de apoio em toda a Europa.
Há também a comunidade europeia de "Business Angels" , que ajuda as mulheres empresárias na procura de financiamento e uma rede europeia que, em representação de governos e instituições nacionais, promovem o empreendedorismo feminino.
Bruxelas criou ainda a Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino, em que empresárias de sucesso partilham experiências e servem de inspiração junto de potenciais empreendedoras, com o objetivo de incentivar o crescimento do número de mulheres que gerem o seu próprio negócio.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.