Empresas e a Covid-19. Moneris cria guias para tirar dúvidas a empresários

Com a economia a sofrer também com o novo coronavírus, as dúvidas de empresas sobre apoios ou possibilidades de atuação multiplicam-se. Para tentar esclarecer, a consultora moneris cria newsletter e guias para ajudar empresários a tomar decisões.

É um momento sem precedentes na vida das pessoas e das empresas. Com medidas e anúncios a serem comunicados a uma velocidade quase diária, a desinformação é também um perigo que acresce nos tempos que correm.

Ciente disso, a moneris lançou um boletim que sintetiza e explica as ajudas que o Estado e a União Europeia estão a disponibilizar para apoiar as empresas, sejam elas quais forem. A informação segue diariamente através de correio eletrónico e foca-se, sobretudo, no contexto laboral e no contexto fiscal.

Com base na informação oficial, a consultora já fez seguir boletins com informação relativa a questões tão diferentes que vão desde "a marcação de férias" aos "limites de duração do trabalho suplementar", passando pelos apoios extraordinários concedidos às empresas e a trabalhadores independentes. Qualquer que seja a alteração relativa à gestão das empresas e que tenha sido alvo de mudança por causa da crise provocada pelo novo coronavírus, a consultora analisa e sintetiza essa informação.

Além deste boletim diário chamado " Daily COVID-19 ", a moneris está também a criar guias disponibilizados na internet que pretendem ajudar as empresas a encontrar as respostas para a sua situação atual e a clarificar conceitos.

É exemplo disso o guia lançado esta segunda-feira de assessoria laboral elaborado para explicar o lay off simplificado, o plano extraordinário de formação e o incentivo financeiro extraordinário.

No lançamento deste projeto relacionado com a pandemia, a moneris fez saber que durante os dias úteis, de manhã, faz seguir o "Daily COVID-19" para que os empresários e clientes possam estar informados e consigam responder aos desafios impostos pelo atual momento do país e do mundo.

Tudo sintetizado num único documento?

Além da newsletter que destaca as últimas informações e medidas de apoio às empresas, pode ainda procurar respostas para as suas perguntas num documento que a consultora elaborou e atualiza todas as segundas-feiras.

Chama-se " Business Briefing " e dá resposta a dúvidas frequentes em contexto laboral, fiscal e ainda dos apoios e incentivos disponíveis. O documento é construído precisamente em formato "pergunta-resposta" para facilitar a compreensão.

Neste documento, pode encontrar resposta a perguntas que vão da responsabilidade dos empregadores no âmbito da pandemia a questões mais específicas como, por exemplo, se existem medidas de apoio no âmbito da taxa social única ou ainda da flexibilidade existente para o cumprimento das obrigações fiscais, entre muitas outras.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de