O desemprego aumentou 3,77 por cento em Espanha entre Agosto e Setembro, com mais 95.367 pessoas a elevarem o total de desempregados para cerca de 2,63 milhões, o valor mais alto desde Maio de 1997.
Corpo do artigo
Desde Setembro do ano passado (mês em que o desemprego tinha caído), a taxa de desemprego aumentou 30,14 por cento, ou mais 608 mil desempregados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Imigração.
Todos os sectores de actividades foram afectados pelo aumento de desemprego que cresceu 3,89 por cento no sector de serviços, 3,32 por cento na construção, 2,17 por cento na indústria e 2,47 por cento na agricultura.
A taxa de crescimento do desemprego é particularmente elevada entre os homens (aumento de 54,79) por cento, representando mais de 70 por cento dos desempregados inscritos nos centros de emprego no último ano.
Com o impacto a sentir-se em todas as faixas etárias, foram os menores de 25 anos que registaram o maior aumento, especificamente de 10,4 por cento.
Entre os estrangeiros o desemprego aumentou 6,63 por cento, entre Agosto e Setembro.
Estes dados levaram a que o aumentou da despesa com o fundo de desemprego tenha aumentado 35,4 por cento no último ano, atingindo os 1.793 milhões de euros.
O gasto médio mensal em cada desempregado foi de 1.019,3 euros.
Dados da União Europeia tinham indicado que Espanha registou em Agosto o maior aumento de desemprego de todos os países da UE-27.