'Apagão' em várias plataformas digitais: maioria dos serviços recuperados após falhas técnicas na Amazon
Sites como o Snapchat, o Duolingo, o Canva, mas também o Fortnite, o Roblox registaram problemas técnicos. A Comissão Europeia afirmou que vai avaliar "medidas adicionais" quanto às suas redes de comunicação
Corpo do artigo
Várias redes sociais, plataformas digitais e de jogos estiveram, esta segunda-feira, em baixo devido a problemas técnicos com a Amazon Web Services (AWS), a 'cloud' da gigante tecnológica. A AWS garantiu que a maioria dos seus serviços já recuperou, após os erros detetados numa das suas regiões nos EUA, que causaram incidentes a milhares de utilizadores em todo o mundo.
A maior rede de servidores na 'cloud' do mundo informou que está a trabalhar para alcançar uma resolução completa dos serviços, após a interrupção que afetou redes sociais, plataformas de jogos, sistemas informáticos, 'sites' e aplicações em todo o mundo.
Segundo a empresa, a maioria dos pedidos aos serviços da AWS já deve estar a ser processada "corretamente", embora ainda possam ser detetados erros devido à acumulação de pedidos.
A BBC adianta que o problema afetou os serviços de bancos como o Lloyds, Halifax e Banco da Escócia. De acordo com o DownDetector, o 'apagão' também atingiu aplicações como o Snapchat, o Duolingo, o Canva, o Fortnite, o Roblox, o Goodreads, o Crunchyroll, o Clash Royale, a Epic Games Store, a PlayStation Network, o Zoom, a Xbox Network, o Tidal, entre outros.
Os serviços da própria Amazon, como o Prime Video, também registaram problemas.
Comissão Europeia avalia resposta
A Comissão Europeia revelou estar a usar "métodos tradicionais" como e-mails, devido aos problemas técnicos verificados esta manhã na maior rede de servidores na 'cloud' do mundo, e assegurou que vai avaliar "medidas adicionais" quanto às suas redes de comunicação. "Posso dizer-lhes, por experiência própria, que esta manhã estávamos a usar mais, por exemplo, e-mails, e voltamos aos nossos métodos tradicionais", disse a porta-voz principal da Comissão Europeia, Paula Pinho, na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.
"Assim que tivermos esclarecimentos da empresa sobre o que levou a esta interrupção, veremos se precisamos de tomar medidas adicionais, também em termos de resiliência das nossas próprias redes de comunicação", adiantou a responsável.
Duas horas após o incidente ter sido reportado pela primeira vez, a AWS registou um total de 58 serviços na sua plataforma afetados, incluindo um completamente em baixo, o Amazon DynamoDB, que é uma base de dados, avançou a EFE.
Este serviço da Amazon e o processo que segue para comunicar com um centro de dados nos EUA parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela AWS no seu site.
A AWS confirmou ter detetado os primeiros problemas por volta das 08h11 (hora de Lisboa) e avançou ter identificado uma possível causa para o problema reportado num dos seus centros de dados nos EUA, sem adiantar detalhes.
Os erros reportados ocorreram nas instalações da AWS no norte do estado da Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), um dos maiores e mais antigos centros de dados da empresa, confirmou a AWS.
A base de dados Amazon DynamoDB e o processo que utiliza para comunicar com o referido centro de dados parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela empresa.
Notícia atualizada às 12h00
