A gigante tecnológica divulga esta terça-feira, às 18h00, o modelo de iPhone 15.
Corpo do artigo
A Apple divulga esta terça-feira o iPhone 15 e apresenta novas atualizações para o Apple Watch e iPad, num evento transmitido em direto. A nova forma de carregar os telemóveis é uma das mudanças mais aguardadas.
Esta terça-feira, às 18h00, uma das alterações apresentadas deverá assentar numa nova forma de carregar os modelos do iPhone 15 e as gerações futuras, esperando-se que a empresa mude para o padrão de cabo USB-C que já é amplamente utilizado em muitos dispositivos, incluindo nos computadores Mac e na maioria dos iPads.
A gigante tecnológica está a ser forçada a começar a eliminar gradualmente os cabos da porta Lightning que lançou em 2012 com o lançamento do iPhone 5 devido às novas regras da UE.
Em outubro passado, o Conselho da UE deu luz verde final à diretiva relativa ao carregador universal, prevendo que a porta USB-C se torne obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, como telemóveis, 'tablets' e auscultadores, que estará em vigor em 2024.
A partir do próximo ano, haverá então uma harmonização dos carregadores na UE, tornando-se o USB-C a porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmaras fotográficas, auscultadores, altifalantes portáteis e consolas de videojogos portáteis.