Atividade vulcânica em Vénus? Investigadores portugueses podem ajudar a desvendar dúvida antiga
Dois portugueses tentam descobrir se existe atividade vulcânica em Vénus. A dupla de investigadores integra a equipa que está a preparar a missão espacial EnVision, que em 2031 parte à descoberta daquele planeta
Corpo do artigo
Será que existe atividade vulcânica em Vénus? Um estudo realizado por dois portugueses, divulgado na revista norte-americana Icarus, pode ser mais um passo na procura pela resposta a uma dúvida que persiste há décadas.
João Dias e Pedro Machado, investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, são os primeiros autores do estudo intitulado "Volcanic Gas Plumes' Effect on the Spectrum of Venus". A dupla faz parte da equipa que está a trabalhar na missão espacial EnVision, que será lançada em 2031, para explorar o planeta Vénus.
A missão conjunta da Agência Espacial Europeia e da NASA vai estudar a interação entre a atmosfera, a superfície e o interior do planeta. Um dos objetivos é perceber se o planeta tem vulcões ativos.
Em declarações à TSF, Pedro Machado que o estudo agora publicado foi uma reflexão sobre "as plumas vulcânicas, ou seja, a injeção a partir da superfície de materiais vulcânicos de vapor de água e outros componentes associados a fenómenos de vulcanismo". "Se conseguimos detetá-los, que impacto é que este vulcanismo ativo, estas plumas vulcânicas vão ter na atmosfera e se podem ser detetados pela nave espacial EnVision que vai ficar a orbitar o planeta Vénus", explica. O investigador conclui que será uma espécie de "caça de vulcões".
Pedro Machado destaca ainda a importância de compreender um planeta que tem, ao mesmo tempo, muitas semelhanças e diferenças relativamente à Terra. "Vénus, mesmo que numa fase primordial de formação tenha sido, na verdade, semelhante à Terra, a evolução temporal fez com que se tornassem muito díspares", afirma.
Vénus tem uma dimensão muito semelhante à da Terra, mas, por ser muito próximo do Sol, as temperaturas ultrapassam os 400 graus Celsius. Os investigadores querem descobrir como o calor e a energia interna se libertam, já que Vénus não tem placas tectónicas como a Terra. A missão EnVision será lançada em 2031.