Com música, bebida e animação, na Night Summit o desejo é só um: "Abstraiam-se da realidade"
Corpo do artigo
Bebidas na mão, um pé de dança e uma noite que mistura networking com diversão. Do Reino Unido ou até da Argentina, é assim que, esta segunda-feira, centenas de pessoas se reúnem no Hub Creativo do Beato, em Lisboa, para inaugurar mais uma edição da Night Summit, o evento paralelo à Web Summit que junta pessoas de todo o mundo para descontrair depois de um dia de trabalho.
"É a minha primeira vez aqui. Estou a amar tudo. As pessoas portuguesas são fantásticas", começa por contar à TSF Victoria, que no meio da sua viagem também já ouviu falar da crise política em Portugal: "Vive-se um ambiente muito incerto por aqui."
Victoria veio sozinha do Reino Unido, mas os ponteiros do relógio não marcavam nem 21h00 quando já estava rodeada de pessoas. Oliver, Jeff e Sam - uns com cerveja, outros com um copo de vinho na mão -, nem parecia que tinham acabado de se conhecer.
Entre eles, partilhavam as diferentes experiências pessoais e, claro, os contactos. Uma junção improvável entre tecnologia no apoio a pessoas com autismo, aplicações de viagem ou cinematografia, que acabou já a pensarem em planos para se encontrarem nas suas terras natais.
"Estive aqui no ano passado e só aproveitei a parte na Arena, estava muito focado na aprendizagem, então este ano decidi também aproveitar a noite para conhecer pessoas", afirma Jeff, ladeado por Oliver, que rapidamente acrescentou: "Na Night Summit podemos conhecer as pessoas de forma mais descontraída."
"A parte mais complicada é encontrar a pessoa certa. É uma guerra de oportunidades", advertiu.
Normalmente é o jornalista quem faz perguntas, mas este grupo de belgas, ingleses e franceses mostrou-se mais curioso do que o normal e quando viram o microfone da TSF não resistiram em perguntar: "O taxista falou-me da situação política em Portugal, o que se passa?"
Depressa compreenderam e apenas deixaram um apelo: "Espero que com as nossas histórias parvas daqui da Night Summit as pessoas se abstraiam um pouco da realidade".
Entre risos, assim ficou este grupo a aproveitar o resto da noite. Da tenda de dança até à zona de refeições, a TSF encontrou quem tenha ido até ao Hub Creativo para evitar falar de trabalho, ou sem qualquer agenda específica.
É o caso de um grupo de argentinos, que aproveitou o evento social e de convívio para celebrar o aniversário de uma amiga.
"Happy birthday to you, happy birthday, dear Charlie, happy birthday to you", cantam-lhe os colegas, que, já alegres, diziam: "É juntar o útil ao agradável."
Durante os próximos três dias mais de 70 mil investidores, empreendedores e outros participantes, juntam-se em Lisboa para a Web Summit, uma das maiores cimeiras de tecnologia do mundo.
Depois de um dia preenchido com conferências e trocas de ideias, os participantes são convidados a conhecer a noite lisboeta e desfrutar de momentos de descontração, num evento paralelo à Web Summit. O Hub Creativo do Beato, o Pátio da Galé e o Pavilhão Carlos Lopes foram as zonas escolhidas este ano para a Night Summit.
