A "Iberian Space Partnership" representa um investimento de 20 milhões de euros para desenvolver uma rede de satélites que monitorize e controle as florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha
Corpo do artigo
A GEOSAT, operadora portuguesa de satélites de observação da Terra, o CEIIA, centro de engenharia e desenvolvimento de produto português, e a Satlantis, empresa espanhola especializada no fabrico de câmaras para satélites, assinam, esta sexta-feira, um acordo de parceria que prevê reforçar a colaboração ibérica na Constelação do Atlântico, monitorizar florestas e costa e afirmar a liderança de Portugal e Espanha no novo quadro espacial europeu.
A aliança batizada "Iberian Space Partnership" representa um investimento de 20 milhões de euros para desenvolver uma rede de satélites que monitorize e controle as florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha. Outro dos objetivos é recolher informação sobre biodiversidade e o impacto de desastres naturais na Península Ibérica.
A formalização do acordo é concretizada no XVII Encontro COTEC Europa, com a presença dos chefes de Estado dos três países COTEC (Portugal, Espanha e Itália), dedicada ao tema “Soberania Tecnológica” da Europa, com especial atenção às tecnologias de conectividade, de transição energética e às novas cadeias de valor.
A parceria assinada por Isabel Furtado, anterior Presidente da COTEC Portugal, atual membro da sua direção e presidente do CEIIA, e Cristina Garmendia, presidente da Fundación Cotec e cofundadora e presidente honorária da Satlantis, é o resultado da primeira iniciativa de cooperação entre empresas ibéricas no âmbito da Constelação Atlântico, que, segundo os promotores, vai representar um importante acelerador da implementação da Agenda New Space Portugal, consórcio liderado pela GEOSAT e que inclui vários associados e parceiros da COTEC.
Na prática, a aliança luso-espanhola visa acelerar o desenvolvimento e chegada ao mercado de produtos e serviços inovadores, a partir de imagens de satélite, para os mercados da gestão do território, infraestruturas, agricultura, sustentabilidade, seguros e segurança e defesa.
Em comunicado, Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, refere que “o papel da rede COTEC Europa foi relevante para impulsionar esta aliança e revela, uma vez mais, que há um potencial extraordinário de colaboração entre empresas de Portugal, Espanha e Itália, que importa explorar e que pode contribuir para o reforço da soberania tecnológica da Europa, tema central deste encontro de Las Palmas. Esta parceria enquadra-se precisamente nas prioridades estratégicas da COTEC Europa de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico colaborativo, neste caso para a criação de um ecossistema de inovação robusto no setor aeroespacial".
