Eclipse solar deixará América do Norte na escuridão e será visível nos Açores. Veja em direto
O fenómeno raro não será visível em todo o mundo, mas a NASA transmite em direto, a partir das 18h00.
Corpo do artigo
É um dos fenómenos mais raros e vai estar visível esta segunda-feira. Um eclipse solar total poderá ser visto, esta tarde, na América do Norte, mais concretamente no México, Estados Unidos e Canadá. Em Portugal, de acordo com o Observatório Astronómico de Santana será apenas visível um eclipse solar parcial na ilha do Corvo, nos Açores, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio, das 19h00 às 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental).
“Um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol. O céu vai escurecer, como se fosse anoitecer. Se as condições meteorológicas permitirem, as pessoas conseguirão ver a coroa solar, que geralmente é obscurecida pela face brilhante do Sol”, explica a NASA.
O eclipse solar total começará no Oceano Pacífico Sul e atravessará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O primeiro local a poder observar o fenómeno será a costa do Pacífico do México, por volta das 11h07 (19h07 em Lisboa).
O fenómeno não será visível no resto do mundo, sendo que em Portugal será visto apenas um eclipse solar parcial na região dos Açores. No entanto, para que todos consigam observar o eclipse, a NASA vai transmiti-lo em direto, a partir das 18h00 (hora de Lisboa). A agência espacial norte-americana criou também um mapa interativo onde pode ver o percurso do eclipse pela América do Norte.
