Encenadora portuguesa leva texto sobre violência doméstica ao Festival Quarentena
Leitura dramatizada de "Onde o frio se demora" será acompanhada ao piano pela música Cristina Bacelar.
Corpo do artigo
A encenadora e atriz Luísa Pinto vai participar, através do Instagram, no Festival Quarentena, que é organizado a partir do Brasil e conta com música, literatura, teatro e cinema.
A iniciativa é do grupo teatral Sátirus - uma trupe de São Paulo - que procura desde o início desta semana levar cultura a quem está em isolamento, tanto no Brasil como noutros países.
Coube à música de Zeca Baleiro dar início ao festival e a vez de Luísa Pinto chega este sábado, por um convite que surgiu porque a encenadora portuguesa já tinha trabalhado com o grupo brasileiro, num curso e num espetáculo que dirigiu no ano passado.
"É uma série de artistas que se juntaram com a orientação do Ivan Cabral, que é o diretor dos Sátirus, porque estamos todos em confinamento. Eles estão agora a começar a sério, ainda que de forma muito voluntária", nota a encenadora em declarações à TSF.
Os espetáculos serão feitos "gratuitamente e sem financiamento" porque quem vive da atividade artística precisa de "manter a atividade".
"Eu já estou há 30 dias em confinamento e é muito angustiante", reconhece Luísa Pinto. O objetivo da encenadora é agitar consciências com a sua intervenção: vai fazer uma "leitura dramatizada" de um texto ligado à violência doméstica e na intimidade, da autoria de Ana Cristina Pereira, intitulado "Onde o frio se demora".
O texto é um excerto de uma peça que dirigiu em 2016. "Nesta altura de confinamento é uma das minhas inquietações, como é que as pessoas que vivem nessa condição, vítimas de agressões, vivem e estão a ser ajudadas", explica.
A música e cantora Cristina Bacelar vai acompanhar a leitura dramatizada ao piano e interpretará uma canção no final, aí já de guitarra nas mãos. "São duas mulheres, uma com um texto, outra com música e a partir de um texto de uma outra mulher. Será um momento para refletirmos um bocadinho."
A apresentação, que está marcada para as 21h deste sábado, pode ser acompanhada no Instagram de luisaisabelpinto . É mais um capítulo do Festival Quarentena.