Europa teve o janeiro mais frio desde 2010, mas foi o quinto mais quente de sempre a nível global

Arquivo
Os investigadores do Copernicus dizem que o mês de janeiro "trouxe um forte lembrete" de que o clima pode trazer, ao mesmo tempo, muito frio e calor extremo
Há 16 anos que não havia um Janeiro tão frio como o mês passado na Europa. De acordo com os dados do sistema europeu Copernicus, a temperatura média no velho continente foi de 2,34ºC.
Isto quer dizer que o último mês de janeiro foi o mais frio desde 2010. No entanto, se o olhar for global, o primeiro mês de 2026 foi o quinto janeiro mais quente de sempre. A temperatura média foi de 1,47ºC, acima dos níveis pré-industriais em grandes áreas do Ártico e do oeste da América do Norte.
Samantha Burgess, diretora estratégica para o clima do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo, afirma que "janeiro de 2026 foi um forte lembrete de que o sistema climático pode, por vezes, proporcionar simultaneamente um tempo muito frio numa região e calor extremo noutra".
"Embora as atividades humanas continuem a impulsionar o aquecimento a longo prazo, estes eventos recentes destacam que a resiliência e a adaptação aos extremos crescentes são fundamentais para preparar a sociedade para o aumento do risco climático no futuro", afirma Samantha Burgess.