
Regis Duvignau / Reuters
Há mais de uma década que a Google vai guardando o historial de compras online dos utilizadores do seu Gmail.
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É uma notícia que pode não espantar muita gente porque muitos dos seus utilizadores assumem que é precisamente esse um dos métodos de atuação da Google, mas uma notícia avançada na semana passada pela CBS News teve o condão de, pelo menos, demonstrar que é mesmo assim. À Google não escapa nada.
De facto, a CBS descobriu, bem enterrada entre muitas outras, uma ligação que mostra a cada um dos utilizadores do Gmail que compras é que eles fizeram dando o endereço de email como o destinatário do recibo.
Pode ser uma lista pequena e sem importância para uns. Pode também ser enorme e até reveladora de hábitos de que outros não se tinham apercebido.
E para que é que serve esse tal site? À Verge a Google responde que é "para ser mais fácil ver e acompanhar o estado das compras, reservas e subscrições num só sítio a Google criou um destino privado que só o utilizador pode ver". A empresa garante ainda que não usa essa informação para mostrar anúncios.
É uma ferramenta, para usar o mesmo termo que a Google, que olhada isoladamente não tem mal nenhum. E olhada de forma benevolente até se pode pensar que é a Google a ser transparente e a mostrar aos seus utilizadores alguns dos dados que dados recolhe, e onde os vai buscar.
O problema é que se fosse como a Google diz "para ser mais fácil ver o estado de uma compra" o link não estaria escondido nem se sabe bem onde nas definições da conta de utilizador.
Fica aqui. Bem mais fácil de encontrar.