
A pressão de Donald Trump sobre a fabricante chinesa acaba de ter um episódio inesperado. Perante centenas de jornalistas europeus, a Huawei anunciou o novo telemóvel Mate 30, mas não disse quando o telefone será vendido.
Corpo do artigo
Poucos dias antes do lançamento, já quase tudo se sabia acerca da nova família de telemóveis da Huawei, os Mate 30. Embora não fossem oficiais, conheciam-se as características e até o aspeto dos novos equipamentos: Mate 30 lite, Mate 30 e Mate 30 Pro.
dmfhZfCxLDs
O que não se sabia era quando estariam à venda, por quanto, onde e como funcionaria a instalação de apps (da Google, mas não só). É por aí que começaríamos, caso a Huawei o tivesse dito. Não disse. Nesta apresentação muita coisa ficou por explicar.
Quando vai ser posto à venda? E em Portugal? E como vai funcionar, sendo certo que não tem apps da Google? Fonte da Huawei portuguesa disse "até ao final do ano". Quanto ao preço, os 1099 euros são a referência para o Mate 30 Pro.
Vamos aquilo de que se falou.
Ao ecrã, a Huawei chamou "horizon" já que dos lados tem curvas muito pronunciadas. A continuação da tela para os lados é de tal ordem que a Huawei escondeu ali um botão virtual. Por exemplo, se quiser tirar uma selfie basta tocar nesse tal botão.
Ainda sobre o ecrã a fabricante chinesa sublinhou a "super-alta-resolução" de 2400x1176px.
No campo da fotografia também há inovações. O Mate 30 Pro vem com três lentes traseiras, mas duas delas são de 40MP e com um sensor maior do que os que são utilizados pelos concorrentes. São "super sensing" diz a Huawei. A ultra-grande-angular é mesmo apelidada de câmara cinematográfica.
Estas câmaras são também, de acordo com a Huawei, capazes de gravar a 7680 fotogramas por segundo. É muitíssimo mais do que os telefones concorrentes, mas aqui convém sublinhar que a forma como a fabricante chinesa consegue gravar desta forma não é a mais direta, inclui algum nível de interpolação.
O exemplo que foi mostrado retratava um colibri. Gravado a velocidade normal, era impossível ver as asas do animal a bater. Quando filmado com o Mate 30 Pro, todos os movimentos da ave eram visíveis. Magia? Veremos.
Quanto à lente das selfies ela vem acompanhada por tecnologia que lhe permitem fazer alguns truques interessantes. É o caso do AI Auto Rotate, que acompanha a direção dos nossos olhos para rodar automaticamente a imagem que estamos a ver. E tem ainda tecnologia que permite controlar o equipamento através de gestos: navegar na internet, por exemplo, sem tocar no ecrã.
Esta lente, como é capaz de avaliar os dados biométricos da face do utilizador, consegue fazer uma outra proeza: assim que por trás o utilizador autorizado aparece alguém que não é suposto ver, por exemplo um SMS, o software trata imediatamente de esconder o seu conteúdo.
Mostrando que está atenta ao que diz a sociedade (e não apenas Donald Trump) a Huawei mostrou ainda duas capas "vegan", que piscam o olho a quem tem essas preocupações.
Nesta apresentação houve ainda tempo para anunciar uma série de novos produtos da Huawei. Um deles, aquele que merece um maior destaque "não é um televisor", disse o CEO da fabricante chinesa em palco. Mas claro que é uma TV. O que Richard Yu quis dizer é que "não quero que pensem nisto como uma TV, porque podem fazer com ela muito mais". Por exemplo, vai ser possível controlar toda a domótica de uma casa, para quem começa a investir numa casa inteligente.
Quanto a características mais técnicas do telefone Mate 30 Pro, elas aqui ficam:
- Sistema Operativo: Android 10
- Processador: Kirin 990, 23% mais rápido do que o anterior
- RAM: 8GB
- ROM: 128GB e 256GB
- Bateria 4500 mah / carregamento superrápido a 40W / 27W sem-fios
- Certificado IP68
- Câmaras traseiras:
Principal: 40MP - f1.6, super sensing wide, com estabilização óptica de imagem
Ultra grande angular: 40MP - f/1.8 "lente cinematográfica"
Telefoto: zoom óptico de 3x - f/2.4 com estabilização optica de imagem
ToF
Outros detalhes: Grava a "em super super câmara lenta", a 7680 fotogramas por segundo, algo que mais ninguém consegue.
- Lente Selfies: 32MP f2.0, mas inclui uma série de tecnologia no notch. Desde sensores de profundadidade, a outros.
- Conectividade: tem 21 antenas para coisas como GPS, Bluetooth, WiFi, NFC e... 5G. Só para o 5G tem 14 antenas, diz a Huawei.
- um pouco menos do que 9mm de espessura
- 198g