Mars Dune Alpha, um habitat construído por impressora 3D que simula a vida em Marte
A partir de junho, quatro voluntários vão viver neste espaço com o objetivo de ajudar na preparação de uma futura missão da NASA a Marte.
Corpo do artigo
E se houvesse vida em Marte? É isso mesmo que a NASA está a estudar, tendo construído aquilo que, à primeira vista, parece uma casa comum, com quatro quartos e um ginásio. Mas, na verdade, é um habitat criado por uma impressora 3D e o objetivo é que, a partir de junho, quatro pessoas passem a viver nele para simular como seria a vida no planeta vermelho.
Este habitat - apelidado de Mars Dune Alpha - está localizado nas instalações do Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston, Texas. Os voluntários que nele habitarem vão ajudar na preparação de uma futura missão a Marte.
Citada pela agência de notícias AFP, Grace Douglas, principal investigadora do programa CHAPEA, explica que o objetivo da NASA é "entender melhor os recursos" que devem ser fornecidos durante esta missão.
A impressão em 3D "é uma das tecnologias que a NASA está à procura para construir habitats na superfície de outros planetas ou na Lua", adianta ainda Grace Douglas.
Este habitat construído por uma impressora 3D tem uma área de 160 metros quadrados, inclui uma quinta vertical para cultivo de vegetais, uma sala dedicada a procedimentos médicos e uma área de descanso. Há ainda uma porta que leva a uma pequena zona de simulação do ambiente marciano.
No chão de areia vermelha há uma estação meteorológica, uma pequena estufa e uma passadeira, onde os voluntários poderão caminhar suspensos através de cordas.
"Não podemos fazê-los andar em círculos durante seis horas", afirma Suzanne Bell, gerente de programa do Laboratório de Desempenho e Saúde Comportamental da NASA, sublinhando que esta área replicará o esforço e o tempo necessários para a atividade física em Marte.
Os nomes dos voluntários ainda não foram divulgados, mas tudo indica que serão astronautas a vivenciar esta experiência.
A agência espacial norte-americana está a preparar uma viagem de ida e volta a Marte. Segundo o administrador da NASA, Bill Nelson, esta é uma missão que poderá ocorrer "no final de década de 1930".