O NPU é o futuro dos smartphones. Saiba porquê
Atualmente, os melhores smartphones começam a aparecer com um novo chip, chamado NPU. Ou seja, para além do CPU, os telefones têm também um NPU. O que será?
Corpo do artigo
Normalmente diz-se que um qualquer telefone tem um processador Snapdragon da Qualcomm, Exynos da Samsung, Tensor da Google ou, por exemplo, Dimensity da Mediatek. Tudo isto está errado.
gJrHKCrjKjU
Na verdade, aquilo de que se está a falar acima é o SoC (System on a Chip) e é dentro desse SoC que estão componentes e processadores como o CPU (Central Processing Unit) o processador principal, o GPU (Graphics Processing Unit) que trata dos gráficos, o modem 4G ou 5G e, em alguns casos, a memória.
Ora, atualmente os melhores processadores estão a receber mais um pedaço de eletrónica avançadíssima. Chama-se NPU (Neural Processing Unit) e, na prática, é um chip que leva a Inteligência Artificial a estes dispositivos.
E o que faz?
A utilidade do NPU é infindável e estamos agora a ver apenas o início da tecnologia e das suas aplicações para os utilizadores. Hoje em dia, é no tratamento das imagens e na captura fotográfica e nos vídeos que se consegue tirar partido deste chip.
É um processador cujo trabalho se explica mais facilmente com exemplos práticos do que outra coisa. Basta dizer que é ele que consegue fazer desaparecer de uma fotografia algo que esteja a mais, substituindo-o por aquilo que o NPU (ou seja, a Inteligência Artificial) considera que melhor disfarça a alteração da imagem.
No vídeo acima pode ver o NPU a atuar em tempo real. Se não quiser ver tudo, encontra o que procura a partir dos 5:25.
Que smartphones têm um chip como este?
Desengane-se se pensa que são só dois ou três os smartphones que têm um NPU. Na verdade, são muitos os equipamentos que o têm, mesmo os telemóveis que não são topo de gama podem ter um.
No entanto, é claro que são os melhores smartphones que conseguem tirar mais partido da tecnologia. É o caso dos iPhones 12 e 13, os Samsung Galaxy S21 e S22, os Xiaomi Mi 11 e 12 (anunciados hoje) e, entre muitos outros, o Oppo Find X5 Pro com um NPU desenvolvido pela própria Oppo, chamado MariSillicon.
