A acção antecipa o futuro dos pagamentos pan - europeus, por marcar a capacidade de enviar e receber dinheiro instantaneamente e foi demonstrada, com sucesso, durante a Web Summit em Lisboa
Corpo do artigo
A SIBS e o MB WAY marcaram a história das operações interbancárias esta quarta-feira, ao testar com sucesso a primeira transferência internacional de dinheiro, durante a Web Summit em Lisboa, com o objetivo de facilitar pagamentos pan-europeus e promover a interoperabilidade.
A operação realizada entre o MB Way, o Bizum, de Espanha e Andorra) e o BANCOMAT, de Itália, que estabeleceram a ligação e a interoperabilidade entre os seus serviços, para concretizar as primeiras transações de pagamento instantâneas transfronteiriças.
Uma operação que torna mais fácil para os seus utilizadores efetuar pagamentos instantâneos entre pessoas, utilizando apenas o seu dispositivo móvel, a sua solução de pagamentos preferida e as infraestruturas europeias.
A demonstração feita durante a Web Summit de Lisboa, permitiu o lançamento desta opção ao apresentar com sucesso, as primeiras transações reais entre utilizadores MB WAY com utilizadores BANCOMAT e Bizum, através de transferências instantâneas SEPA e com a colaboração de instituições financeiras dos respetivos países.
Para Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, este momento reflete o compromisso da empresa com a inovação e a continuação do MB WAY, que mantem a empresa na linha da frente, enquanto pioneira nos pagamentos europeus e acrescenta que, “a capacidade de enviar e receber dinheiro instantaneamente entre Portugal, Espanha e Itália usando o MB WAY é uma evolução a nível europeu, e estamos orgulhosos de liderar este esforço para uma Europa mais conectada e digital”.
Sob o nome de código EuroPA - European Payments Alliance, esta iniciativa envolveu equipas de trabalho multidisciplinares das três soluções de pagamento, foi concluída em menos de um ano após o seu anúncio e representa o primeiro passo para a interoperabilidade entre mais de 45 milhões de utilizadores e mais de 182 instituições financeiras.
A partir de 2025, este serviço estará disponibilizado inicialmente em Itália, Portugal e Espanha, com planos de expansão por toda a Europa.
A par desta solução, na resposta aos objetivos do Eurosistema para pagamentos europeus mais soberanos, seguros e eficientes sobre a infraestrutura e modelo europeu SEPA de pagamentos instantâneos, decorrem aproximações com outras soluções que poderão aderir a este projeto e estender -se a outros países.
As empresas autoras deste projeto consideram que com esta iniciativa de conexão entre soluções diferentes, posicionam-se como pioneiras na criação de uma rede de pagamentos transfronteiriços pan-europeia, lançando as bases para uma experiência de pagamento mais eficiente, segura e universal.
