Elon Musk avisou que é "um voo muito arriscado", e, por isso, "tem baixas expectativas". A Starship tem 120 metros de altura e conta com seis motores próprios.
Corpo do artigo
Foi adiado o primeiro voo de teste da Starship, a maior nave espacial de sempre da SpaceX que foi concebida para enviar astronautas para a Lua e para Marte.
A empresa de Elon Musk ainda iniciou uma contagem decrescente para o lançamento, mas a missão foi adiada devido a um problema de pressurização.
"É um voo muito arriscado", disse Elon Musk num vídeo ao vivo no Twitter, no domingo. "É o primeiro lançamento de um foguetão muito complicado e gigantesco. Há um milhão de maneiras de este foguetão poder falhar", sublinhou.
"Vamos ter muito cuidado e se virmos algo que nos preocupe, vamos adiar", adiantou.
1647767704177192961
Musk disse ainda ter "baixas expectativas" relativamente a este voo de teste, porque "provavelmente não será bem sucedido".
O objetivo do voo de teste é que o propulsor Super Heavy se separe da nave cerca de três minutos após o lançamento e mergulhe no Golfo do México. A nave espacial, que tem 120 metros de altura e seis motores próprios, continuará até uma altitude de quase 241 quilómetros, antes de cair no oceano Pacífico, cerca de 90 minutos após o lançamento.
"Se chegar à órbita, isso é um enorme sucesso", adiantou Musk. "Se nos afastarmos o suficiente da plataforma de lançamento antes de algo correr mal, penso que consideraria isso um sucesso", acrescentou.
A agência espacial norte-americana NASA escolheu a nave espacial Starship para transportar astronautas para a Lua no final de 2025, a propósito da missão Artemis III.
Notícia atualizada às 14h34