Vem aí uma "lua de sangue": primeiro eclipse lunar total do ano será visível em Portugal
O fenómeno vai ocorrer na próxima madrugada (de quinta para sexta-feira)
Corpo do artigo
Uma "lua de sangue", nome habitualmente atribuído a um eclipse lunar total, vai surgir nos céus durante a próxima madrugada (de quinta para sexta-feira) e será visível em Portugal, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis. Trata-se do primeiro eclipse lunar total do ano.
De acordo com a NASA, o fenómeno acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, sendo a Lua totalmente ocultada pela sombra da Terra. Num eclipse lunar total, a Lua, na sua fase cheia, fica atrás da parte mais escura da Terra. O planeta impede, assim, que a grande a maioria dos raios solares chegue ao satélite natural. No entanto, alguns até conseguem chegar até ao satélite natural, filtrados pela atmosfera terrestre, deixando a Lua com um tom avermelhado e alaranjado. Daí o nome "lua de sangue".
Em Portugal, se as condições meteorológicas ajudarem, o fenómeno será visível a partir das 05h10, com a fase de maior penumbra a registar-se pelas 07h00. Será visível também nas regiões do Pacífico, Américas, oeste da Europa e oeste de África.
O ano de 2025 terá dois eclipses totais da Lua e dois parciais do Sol. De acordo com os dados, facultados à Lusa por Rui Agostinho, astrónomo e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, haverá este ano um segundo eclipse total da Lua a 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.
O mês de março volta a ter um eclipse, mas desta vez parcial do Sol, no dia 29, que será visível em Portugal. Em setembro, no dia 21, haverá outro, mas, desta vez, não será visível em Portugal. Um eclipse parcial do Sol ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando em parte a luz da estrela.
Os eclipses são visíveis a olho nu ou com equipamentos de observação, desde que as condições do céu o permitam.
