A empressa assume que tem como objetivo tornar-se "num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial".
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O grupo tecnológico chinês Xiaomi apresentou esta sexta-feira o seu primeiro carro elétrico. Denominado Xiaomi SU7, o veículo, na versão Max, atinge uma "aceleração de zero a cem em 2,78 segundos" e é capiz de atingir até 265 km/h.
"O primeiro produto da Xiaomi EV, o Xiaomi SU7, foi 'pré-lançado', com o seu design, desempenho, autonomia, segurança e outros pormenores, posicionando-se como um 'sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal', com o objetivo ultrapassar os limites da performance, do ecossistema e do espaço móvel inteligente", lê-se num comunicado enviado às redações.
A empressa assume assim que tem como objetivo tornar-se "num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial" e considera que a entrada nesta indústria é "um salto significativo em relação à indústria dos smartphones e um passo crucial para fechar o ciclo do ecossistema inteligente 'Human x Car x Home'".
O CEO da Xiaomi Corporation, Lei Jun, considera que "a indústria automóvel centenária oferece pouca margem de manobra" e, por isso, afirma que quer "revolucionar o segmento dos veículos elétricos".
Segundo o empresário, as cinco componentes principais da tecnologia Xiaomi EV (Electric Vehicle) são "E-Motor, Bateria, Xiaomi Die-Casting, Xiaomi Pilot Autonomous Driving e Smart Cabin".
No final de outubro deste ano, a Xiaomi anunciou uma atualização na sua estratégia de grupo, passando de "Smartphone x AIoT" para o ecossistema inteligente "Human x Car x Home", com os automóveis a tornarem-se um componente crucial do foco estratégico da Xiaomi.
Em março de 2021, a tecnológica anunciou a entrada no setor dos veículos elétricos com a criação de uma subsidiária, chefiada pelo próprio Lei Jun, num investimento de 10 mil milhões de dólares (8,515 milhões de euros), a ser feito ao longo dos próximos 10 anos.
A Xiaomi fabrica já alguns veículos elétricos, como motocicletas.
A China avançou nos últimos anos com a iniciativa Made in China 2025, que visa transformar o país numa potência tecnológica, com capacidades nos setores de alto valor agregado, incluindo inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.
A fabricante de automóveis chinesa BYD é já líder mundial nas vendas de veículos elétricos, tendo ultrapassado, no ano passado, a norte-americana Tesla.