Como soa um raio laser a atingir rochas em Marte? Revelados novos áudios do Perseverance

Disparos de raio laser ajudam a determinar a estrutura física e composição química do solo marciano.

A NASA divulgou esta quarta-feira novos áudios do robô Perseverance que permitem ouvir o vento de Marte e o som que fazem tiros de laser a atingir rochas no planeta vermelho.

A operação foi realizada no dia 2 de março, no sol 12, como são designados os dias marcianos, na cratera de Jezero. O laser instalado no veículo robótico não tripulado disparou 30 vezes sobre uma rocha a aproximadamente 3,1 metros de distância, deixando pequenos orifícios na superfície.

O laser designado "SuperCam" tem como objetivo estudar a estrutura física e composição química dos minerais presentes em Marte, com disparos de diferentes intensidades capazes de "vaporizar" pequenas porções de rocha a uma distância de até seis metros.

"A SuperCam dá ao nosso rover olhos para observar amostras de rochas promissoras e ouvidos para escutar como soam quando são impactadas pelo laser", explica o astrofísico Thomas Zurbuchen, citado num comunicado da NASA. "Esta informação será essencial para determinar que amostras armazenar e, eventualmente, enviar para a Terra através da inovadora Campanha de Retorno de Amostras de Marte, que será um dos feitos mais ambiciosos alguma vez realizados pela humanidade."

O microfone instalado no mastro do SuperCam captou ainda novos sons do vento em Marte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de