Perseverance chega com sucesso a Marte. Veja as primeiras imagens

Robô da NASA vai procurar vestígios de vida no solo da cratera Jezero, no planeta vermelho.

O robô Perseverance da NASA aterrou esta quinta-feira com sucesso na cratera Jezero, em Marte. A viagem durou sete meses e foi concluída com sucesso às 20h57, hora que o veículo não tripulado aterrou em solo marciano.

O Persevarance vai procurar sinais (químicos) de vida microbiana passada e caracterizar a geologia e o clima do "planeta vermelho", abrindo caminho à exploração humana.

Com o robô segue um engenho voador, semelhante a um minúsculo helicóptero, que irá testar um voo controlado noutro planeta.

"Touch down confirmed" foram as palavras que provocaram uma grande festa na sala de comando da NASA

As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.

As primeiras imagens do solo foram captadas segundos após a aterragem do "Perseverance", que leva a bordo vários protótipos, entre os quais o pequeno helicóptero "Ingenuity", que vai fazer o primeiro teste de voo controlado de uma aeronave no planeta.



A NASA também vai testar o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE), cujo objetivo é criar oxigénio a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera de Marte.

O "Perseverance" é a mais recente missão da NASA para recolha de amostras e para analisar Marte, depois do "Curiosity" ("Curiosidade"), que aterrou em agosto de 2012.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de