- Comentar
O robô Perseverance da NASA aterrou esta quinta-feira com sucesso na cratera Jezero, em Marte. A viagem durou sete meses e foi concluída com sucesso às 20h57, hora que o veículo não tripulado aterrou em solo marciano.
O Persevarance vai procurar sinais (químicos) de vida microbiana passada e caracterizar a geologia e o clima do "planeta vermelho", abrindo caminho à exploração humana.
Com o robô segue um engenho voador, semelhante a um minúsculo helicóptero, que irá testar um voo controlado noutro planeta.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Touch down confirmed" foram as palavras que provocaram uma grande festa na sala de comando da NASA
As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.
As primeiras imagens do solo foram captadas segundos após a aterragem do "Perseverance", que leva a bordo vários protótipos, entre os quais o pequeno helicóptero "Ingenuity", que vai fazer o primeiro teste de voo controlado de uma aeronave no planeta.

Leia também:
Regressar a Marte para procurar sinais de vida passada e preparar a vida futura
A NASA também vai testar o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE), cujo objetivo é criar oxigénio a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera de Marte.
O "Perseverance" é a mais recente missão da NASA para recolha de amostras e para analisar Marte, depois do "Curiosity" ("Curiosidade"), que aterrou em agosto de 2012.