O processo levanta dúvidas entre os próprios norte-americanos. Conheça as regras básicas para o 'Caucus' no Iowa.
Corpo do artigo
As assembleias populares começam às 19:00 no Iowa, 01:00 de segunda para terça-feira em Portugal.
A essa hora, os votantes registados em cada um dos partidos juntam-se no local de voto, que pode ser uma escola, um café, uma igreja ou até uma casa particular. A presidente do Partido Democrata no Iowa, Andy McGuire, lembrou na televisão local, que quem não estiver registado também pode participar, já que a inscrição pode ser feita à entrada da assembleia.
Segue-se uma discussão sobre os temas escolhidos pelos participantes, dando-se em seguida, início à votação.
Entre os republicanos, o 'Caucus' é mais simples. Cada eleitor escreve num papel o nome do candidato que prefere.
Do lado democrata, as regras são mais complexas. Os apoiantes de cada candidato - Bernie Sanders, Hillary Clinton e Martin O'Malley - dividem-se em grupos, que são contados pelos capitães de cada equipa. Se algum dos candidatos não reunir pelo menos 15% dos participantes, o grupo é dissolvido, podendo esses eleitores ser aliciados para apoiar os candidatos que ficaram.
Este ano, os dois partidos vão recorrer, pela primeira vez, a uma aplicação informática, para tentar evitar falhas e acelerar a contagem dos 1681 locais de voto.
Espera-se que os resultados sejam conhecidos às 3 da madrugada de terça-feira.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).