Donald Trump escolhe vice-presidente e é um conservador de credenciais firmadas
Mike Pence é governador do Estado do Indiana, goza de grande popularidade junto da ala mais conservadora republicana e traz experiência governativa para a candidatura do milionário.
Corpo do artigo
O anúncio oficial surgiu num tweet da candidatura de Donald Trump: "É com muito gosto que anuncio a escolha do Governador Mike Pence para meu vice-presidente". Pence aceitou o convite.
753965070003109888
Mike Pence, de 57 anos, é uma escolha que deverá agradar à ala conservadora do Partido Republicano. Intransigente sobre questões de sociedade como o aborto e o casamento homossexual, cumpriu mandatos de 12 anos no Congresso e desde 2013 é governador do Estado do Indiana.
Segundo a análise do The New York Times, a escolha de Pence pode ajudar a acalmar os eleitores de direita mais céticos em relação à candidatura de Trump em particular no que diz respeito às questões sociais.
Com esta escolha, o pré-candidato republicano ganha também um parceiro com experiência governativa e fluente no funcionamento de Washington, algo que falta a Trump, adianta o jornal.
A escolha de Mike Pence surge depois de 24 horas de hesitações e vários rumores. O ainda governador do Indiana fazia parte de uma lista onde estavam nomes como Newt Gingrich, antigo speaker da Câmara dos Representantes, o governador de Nova Jérsia Chris Christie e o senador do Alabama Jeff Sessions.
Para a manhã desta sexta-feira estava prevista uma conferência de imprensa em Nova Iorque, que foi adiada devido ao atentado terrorista de Nice, sul de França.
Os dois homens são esperados na próxima semana em Cleveland para a convenção da investidura republicana.