Depois das Primárias do New Hampshire, Chris Christie e Carly Fiorina desistiram da candidatura.
Corpo do artigo
Chris Christie, governador de Nova Jérsia, e Carly Fiorina, antiga presidente da Hewlet Packard, anunciaram ontem a suspensão das respetivas campanhas nas Primárias norte-americanas depois de conhecidos os resultados em New Hampshire. Donald Trump venceu com 35% dos votos, seguido de John Kasich, com cerca de 16% e Ted Cruz, com perto de 12%.
Christie ficou em sexto lugar (7%) e Fiorina em sétimo (4%). Nenhum dos dois conseguiu eleger delegados naquele estado e as sondagens não indicavam grande futuro a nenhuma das candidaturas. Formalmente é uma suspensão, mas na prática, fala-se de desistência.
Na corrida republicana, permanecem agora sete candidatos: Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio, John Kasich, Jeb Bush, Ben Carson e Jim Gilmore.
Carlos Gaspar, da direção do Instituto Português de Relações Internacionais, admite que os candidatos populistas ganhem com estas desistências. O especialista lembra que são as candidaturas "mais fortemente anti-elitistas, declaradamente contra o establishment da política norte-americana" que têm tido uma presença mais forte.
Nas Primárias norte-americanas, os próximos estados a escolher os candidatos de cada partido são o Nevada (a 20 e 23 de fevereiro) e a Carolina do Sul (a 20 e 27 de fevereiro).