Eleições EUA: "Governo português trabalhará com qualquer administração", diz MNE
Augusto Santos Silva espera que as eleições norte-americanas decorram "com toda a normalidade". Ministro diz ainda esperar "toda a clareza" no reforço da ligação transatlântica.
Corpo do artigo
"O Governo português trabalhará com qualquer administração na base da enorme relação de confiança recíproca e de cooperação que existe entre os dois países", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
À entrada para audição, no parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2017, o ministro dos Negócios Estrangeiros, depois de questionado pelos jornalistas sobre o ato eleitoral nos Estados Unidos, não se alongou sobre a matéria, mas disse esperar que as eleições decorram "com toda a normalidade".
"Não escondo, e tenho-o dito, que esperamos da próxima administração dos Estados Unidos toda a clareza no reforço da ligação transatlântica e, portanto, nos compromissos que os Estados Unidos já assumiram e que continuarão a assumir, certamente, em relação a instituições multilaterais como, por exemplo, a Aliança Atlântica", acrescentou.
Questionado sobre se seria mais fácil trabalhar com Hillary Clinton ou Donald Trump, Augusto Santos Silva sublinhou: "Não quero interferir nas eleições norte-americanas".