A três dias das presidenciais americanas, os democratas tecem elogios à revitalização económicas traçada por Obama e os republicanos dizem o oposto. Economy é um pequeno vilarejo no estado do Indiana.
Corpo do artigo
Por lá, não parece que o próximo Presidente seja capaz de impedir a lenta morte do lugar.
Economy é uma daquelas terras que quase nem aparece no mapa. Tem um nome engraçado, mas de resto... não tem muito mais.
Bruce é uma das cerca de cem pessoas que vivem nestas seis ruas. "Estamos na esquina da Rua do Mercado (Market) com a Principal (Main Street), em Economy, Indiana. Não há mais nenhuma na América. Muitas cidades têm o mesmo nome noutros estados, mas esta é a única Economy os Estados Unidos".
E como está Economy?
"Em franca recessão", responde John Sullivan.
"Já não há aqui nada. Já nem dá para comprar uma gasosa. Aqui nesta esquina ficava uma loja que vendia equipamento para a agricultura. Ao lado deste aqui era uma loja de ferragens e ali era uma velha mercearia. Então acho que isto está um bocado em baixo, sim".
Bruce lembra outro negócio que durou enquanto a economia de Economy estava a crescer: "A casa ali do outro lado da rua no outro quarteirão era um hotel. No tempo das carruagens isto era um entreposto entre Richmond e Muncie. Nesse tempo as pessoas não guiavam e vinte milhas era uma longa viagem".
Tem algumas casas bem arranjadas e outras a cair de podre. São todas em madeira. Até o antigo hotel. John diz que gosta do sítio. "Sim, é sossegado. Estamos bem. Todos nos conhecemos. Estou aqui desde sempre, o meu vizinho também".
Gente nova é que não.
Com as eleições à porta, a população de Economy poderia esperar mudanças, mas, para além de três bandeiras de Trump, aqui não há mais nenhum sinal das presidenciais.