Para evitar filas ou para deitar as eleições para trás das costas, muitos eleitores norte-americanos optaram pelo voto antecipado.
Corpo do artigo
O estado de Massachusetts estreia-se no voto antecipado. Desde a abertura das urnas, no dia 24 de outubro, já votaram cerca de 30 mil eleitores.
Em entrevista à TSF, o comissário das eleições em Boston, Dion Irish, conta que no primeiro dia do voto antecipado, a fila começou uma hora antes da abertura das portas e tem sido assim, todos os dias.
Dion Irish revela que o presidente da câmara de Boston reforçou o orçamento do departamento eleitoral, com 670 mil dólares, para preparar o voto antecipado. No dia da eleição, os meios serão reforçados com mais 1800 voluntários que vão terminar a formação este fim de semana.
A nível nacional, o voto antecipado é permitido em 38 estados. No total, já votaram mais de 23 milhões de eleitores, antecipando o que poderá ser um recorde na taxa de participação nas Presidenciais.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).