Numa declaração ao resultado das eleições presidenciais, o presidente dos Estados Unidos agradeceu a Hillary Clinton pela "vida extraordinária" de "dedicação ao serviço público".
Corpo do artigo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou que independentemente das diferenças, Donald Trump foi eleito e que a democracia exige que agora todos trabalhem pelo seu êxito.
"Não é segredo que o presidente eleito e eu temos divergências bastante significativas (...) Mas a presidência e vice-presidência é maior do que nós", disse Obama à imprensa na Casa Branca.
"Agora torcemos todos pelo seu êxito em unir e liderar este país. A transição pacífica do poder é uma das marcas da nossa democracia", acrescentou.
O presidente norte-americano apelou aos norte-americanos para que se lembrem que antes de serem democratas ou republicanos, são "norte-americanos e patriotas" e disse-se "animado" com a referência a essa necessidade de união no discurso de vitória de Trump.
Sobre Hillary Clinton, membro do seu Partido Democrata e sua ex-secretária de Estado cuja candidatura apoiou, Obama disse não poder estar "mais orgulhoso" pela "candidatura e nomeação históricas" e agradeceu-lhe a "vida extraordinária" de "dedicação ao serviço público".
Para esta quinta-feira está marcado um encontro entre o presidente cessante e o presidente eleito. O objetivo deste encontro, que decorrerá na Casa Branca, é assegurar uma transição de poder pacífica.