Tradicionalmente a comunidade portuguesa da Califórnia vota pelos democratas. mas com o passar do anos a ligação aos democratas está cada vez mais "tremida".
Corpo do artigo
A história ajuda a perceber a unanimidade: foi JF Kennedy, presidente democrata que assinou o Pacto Açoriano, a lei que permitiu a ida de milhares de habitantes do arquipélago para os Estados Unidos. Mas com as novas gerações esta ligação aos democratas está cada vez mais frágil.
O jornalista Rui Tukayana falou com Manuel Bettencourt, comendador em Portugal e uma das vozes mais respeitadas na comunidade portuguesa da Califórnia, um homem que foge à norma do luso-democrata.
O comendador Manuel Bettencourt há já muitos anos que vota nos republicanos. É católico praticante e é por aí que começa por explicar que há dois pontos dos quais não abdica.
Manuel Bettencourt está preocupado com o desemprego na América e quanto a isso vê pontos positivos no programa eleitoral de Trump. Sobre o muro que pretende impedir a entrada de hispânicos no país, diz que se trata de uma proteção.
Manuel Bettecourt vai votar Trump, mas diz que já perdeu.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).