??Donald Trump venceu o caucus no estado do Nevada. É mais uma vitória do magnata do imobiliário, uma maré que está a deixar o partido republicano em estado de sítio. Para entender melhor o que motiva os apoiantes de Trump, o repórter Paulo Tavares foi falar com um deles, numa zona rural da Carolina do Sul.
Corpo do artigo
Gerald Stoudemire, dono de uma pequena loja de armas, e comandante dos bombeiros voluntários de Little Mountain, uma pequena vila a uns 30 quilómetros de Colúmbia votou Donald Trump. Explica que acredita em Trump porque ele é virgem na política.
"Ele não é um político. Vão ter de o transformar num vigarista, porque ele ainda não é, e é um homem de negócios muito inteligente. Muitas pessoas desta zona estão cansadas do mesmo compadrio de sempre entre os políticos, e o Trump está apenas a dizer o que as pessoas querem ouvir. Eu acredito que ele vai cumprir. Ele também está farto do sistema", afirma Gerald Stoudemire.
De arma à cintura, Gerald diz que Washington precisa de uma limpeza, e que os Estados Unidos precisam de um Presidente como Donald Trump, explica Gerald Stoudemire e acrescenta "acredito que o homem já provou tudo o que tinha a provar nos negócios, e isso é uma coisa que este país não tem há muito tempo. Precisamos de um homem de negócios. A dívida pública está a perder de vista. O compadrio em Washington está bem e recomenda-se, temos de eliminar as pessoas que não são qualificadas para ocupar os lugares de poder onde estão, e que só fazem o que o presidente manda"
Quanto à reação do partido republicano à marcha triunfal de Trump, com muitos dos moderados a apoiar Marco Rubio nos últimos dias, Gerald Stoudemire limita-se a esperar que o partido tenha bom senso.
"Espero que o partido republicano respeite a vontade da maioria dos republicanos. E, seja quem for, eu vou seguir o partido republicano. Não acho que tenhamos maus candidatos no partido, são todos respeitáveis, mas as pessoas estão fartas dos políticos de carreira, porque não fazem o que os seus constituintes querem", sublinha. Gerald Stoudemire espera que as coisas mudem com o novo Presidente.
"Eu não estou nada satisfeito com nenhum político. Acho que os elegemos para representarem os nossos desejos, e não os deles. E acho que alguns ainda não perceberam isso totalmente. Espero que as próximas eleições corrijam isso".
Um voto de protesto que vai marcando o arranque do ano eleitoral nos Estados Unidos.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).